Instalação

O primeiro passo para se usar a linguagem Rust é instalá-la. Você vai precisar de uma conexão com a internet para executar os comandos contidos neste capítulo, pois vamos baixar o Rust da internet.

Iremos mostrar diversos comandos usando o terminal, e todas as linhas que se referem ao terminal iniciam com $. Você não precisa digitar o caractere $, ele serve apenas para indicar o início de cada comando. Você vai notar que muitos tutorias disponíveis por aí seguem esta convenção: $ para comandos que são executados como um usuário normal, e # para comandos que você deve executar como administrador. As linhas que não iniciam com o caractere $ mostram o output (saída) do comando anterior.

Instalando no Linux ou Mac

Se você está em um ambiente Linux ou Mac, tudo o que você precisa é abrir um terminal e digitar o seguinte comando:

$ curl https://sh.rustup.rs -sSf | sh

Este comando vai baixar um script e iniciar a instalação. Talvez seja solicitado que você digite sua senha. Se tudo ocorrer bem, a mensagem abaixo vai aparecer:

Rust is installed now. Great!

Claro, se você não aprova o uso do curl | sh, você pode baixar o script, inspecioná-lo e executá-lo da maneira que achar melhor.

O script de instalação já adiciona automaticamente o Rust à variável PATH do seu sistema logo após o seu próximo login. Se você quiser usar o Rust imediatamente, execute o seguinte comando no seu terminal:

$ source $HOME/.cargo/env

Outra opção é adicionar a linha abaixo no seu ~/.bash_profile:

$ export PATH="$HOME/.cargo/bin:$PATH"

Instalando no Windows

No Windows, visite o site https://rustup.rs e siga as instruções para baixar o arquivo rustup-init.exe. Execute este arquivo e siga as demais instruções que aparecerem na sua tela.

O restante dos comandos específicos do Windows neste livro partem da premissa de que você está utilizando o cmd como o seu shell. Se você está usando um shell diferente, talvez você poderá usar os mesmos comandos que os usuários de Linux ou Mac usam. Se algum comando não funcionar, consulte a documentação referente ao shell que você está utilizando.

Instalação customizada

Se, por alguma razão, você preferir não usar o rustup.rs, consulte a página de instalação do Rust para outras opções de instalação.

Atualizando o Rust

Tendo o Rust instalado na sua máquina, atualizar para a última versão é fácil. Do seu shell, execute o script de atualização:

$ rustup update

Desinstalando

Desinstalar Rust é tão fácil quanto instalá-lo. Do seu shell, execute o script de desinstalação:

$ rustup self uninstall

Solução de Problemas

Após Rust ser instalado em sua máquina, você pode abrir o seu shell, e digitar a linha abaixo:

$ rustc --version

Você deverá ver a versão, o hash e a data do commit em um formato similar ao seguinte, indicando a última estável mais recente no momento da instalação:

rustc x.y.z (abcabcabc yyyy-mm-dd)

Se aparecer a mensagem acima, Rust foi instalado com sucesso! Parabéns!

Se não aparecer a mensagem acima e você está em um ambiente Windows, verifique se o Rust aparece na variável %PATH% do seu sistema.

Se mesmo assim não funcionar, existem vários lugares onde você pode pedir ajuda. A maneira mais fácil é pedir ajuda no canal IRC #rust do irc.mozilla.org, que você pode acessar via Mibbit. Você vai falar com vários outros Rustaceans (um apelido bobo que usamos entre nós) que podem ajudá-lo em suas dúvidas. Você também pode buscar ajuda no fórum do Rust e no Stack Overflow.

Documentação local

O instalador também inclui uma cópia local da documentação para que você possa acessá-la offline. Execute o comando rustup doc para abrir a documentação local no seu navegador.

Sempre que você se deparar com um tipo ou função fornecido pela biblioteca padrão que você não tem certeza do que ele faz, use a documentação da API para descobrir!